quarta-feira, 27 de novembro de 2013

DAY 1 - Caminhar é preciso...

São 9 da manhã e sofro o primeiro atentado (aos berros entusiasmados) para nosso primeiro dia de caminhada no "tal" parque. Meu pai estava na versão mais irritantemente Paulo Cintura que já pude reconhecer nessa vida e minha primeira ação foi a de cobrir a cabeça e responder a altura:

- Hoje não! Fui dormir às 3 da manhã...

O silêncio voltou a reinar em meu pequeno e não muito bem decorado quarto.

(Alguns minutos depois...)

- O Chuuuu-huuuuu! CORAGEM!!! O Dr. Rafael disse que precisa de uma atividade física. Sai já dessa cama e é a ultima vez que eu te chamo!

À você, caro leitor, faço o convite para fechar os olhos e pensar em um desses grandes vilões atrapalhados do cinema. Pensou? Agora imagine que o pai desse vilão o tirou da cama as 9:15am para sua primeira caminhada matinal em um parque repleto de pistas, pessoas atléticas e dispostas, bicicletas e curvas...

- Tenha dó, Papu! Ta chovendo... E esse frio? Hoje é rodizio do carro (e sim, se é pra ir até o parque que já é na porta de casa, que seja de carro! O Dr. Rafael disse que o certo é começar aos poucos...)!

Pego o celular, digito algumas mensagens de apoio e socorro pelo whatsapp e levanto completamente desnorteada, enquanto caminho sentido ao armário branco - onde guardo as roupas que dificilmente uso. Tenho uma única calça de ginastica, nomeada carinhosamente como a "calça mágica dos exames de rotina" e que está visivelmente repleta de pelos de gato. Visto uma perna e tombo meu corpo frente ao pequeno móvel onde repousa - invejosamente - o computador. 

Toda aquela tristeza durou apenas mais alguns minutos, foi só o tempo de olhar para minha versão caseira de Paulo Cintura e compreender o seu também despreparo para nossa primeira atividade física. Ali estava o meu velho, vestindo um all star de couro preto, meias brancas até a região dos tornozelos, bermuda caqui, camiseta de corrida (provavelmente doada pelo meu tio super maratonista) e um boné vindo diretamente da Disney. A gargalhada foi inevitável!

- Pai! Se você quer se tornar um atleta, precisa de roupas novas...

Chegamos ao parque, descemos do carro e papai me pergunta se prefiro subir pelas escadas ou pela rampa. Respondi que preferia esperar no carro, mas senti que a minha pré (irônica) disposição já começava irrita-lo. Sigo estrategicamente caminhando sentido a - pelo amor de Deus!! - longa e interminável escadaria do parque, enquanto me convenço dessa nova prática em voz alta: 

- Vamos lá, Evelin, a escada está mais perto da saída e o câncer é o menor dos seus problemas...

(...)

Caminhamos um pouco mais de 100 m e sinto que meu coração está tão despreparado quanto minha disposição matinal. Por alguns segundos, sinto a visão ficar levemente turva, mas seguro firme a mão do meu pai e continuo a jornada. 

- Não pode ser tão complicado quanto o câncer, pai... São só pés, pernas e passos! 

Nessa hora, lembro-me dos dias pós-químio e entro automaticamente em estado contemplativo. Caminhar em um parque é completamente diferente de acordar cedo, olhar ao redor e se dar conta de que ainda está em um quarto hospitalar. E os pássaros, vistos por fora do prisma da janela desse quarto também são bem mais reais. E esses pássaros, cantam:

- VIDA! Isso o que você está fazendo agora se chama Viver!

Fim do primeiro dia. Caminhar é preciso...

8 comentários:

  1. Que lindo Evelin....q Deus te abençoe vc é uma mulher guerreira e vitoriosa..bjoss tudo de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marilia, muitíssimo obrigada :)
      Que Deus abençoe todas nós e que você fique sempre por perto...

      Muitos beijos

      Excluir
    2. emocionante!!passei por quase tudo isso Evelin e nunca deixei de caminhar todos os dias uma hora somos anjos de DEUS vitoriosas!

      Excluir
  2. O primeiro dia é sempre barra ne Evi... sucesso nessa nova caminhada... literalmente. ?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarinha, que saudade!
      Obrigada por tudo, viu? Não tenho usado muito o facebook, mas me mantenha a par das novidades, está bem?

      Beijos e mais beijos.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Chácomigo, Douglas...
      Nem sempre o tempo anda a meu favor, mas é sempre um prazer muito grande tê-los por perto :)

      Super beijo e saudade das nossas conversas. Espero que esteja tudo bem por ai...

      Excluir
  4. Morri de rir com seu texto!!!
    Apesar de tudo, ainda conseguimos rir....
    Sorte vc ter um pai Paulo Cintura!!
    Eu preciso caminhar e nao tenho o menor animo...me empresta seu pai?
    Beijos

    ResponderExcluir